(In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015

um debate necessário

Autores

  • Ravi Peixoto Federal University of Pernambuco

Palavras-chave:

Precedentes, Precedentes obrigatórios, Constitucionalidade, Legislação infraconstitucional

Resumo

Com a inserção de um rol de precedentes obrigatórios no art. 927 do CPC/2015, surgiu um relevante debate acerca da constitucionalidade da previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional. Para que se possa defender a constitucionalidade dessa previsão, far-se-á uma revisão das diversas correntes doutrinárias que analisam o tema. Posteriormente, será feita uma resenha crítica dessas doutrinas para elencar os argumentos que evidenciam a inexistência de qualquer vício de inconstitucionalidade na previsão da obrigatoriedade de precedentes por meio da legislação infraconstitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravi Peixoto, Federal University of Pernambuco

PhD candidate at the Rio de Janeiro State University, Brazil. Master ́s Degree at the Federal University of Pernambuco, Brazil.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

PEIXOTO, R. (In)constitucionalidade da vinculação dos precedentes no CPC/2015: um debate necessário. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 93–133, 2017. Disponível em: https://civilprocedurereview.com/revista/article/view/152. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos