Sobre a Revista

Foco e escopo
Nas últimas décadas, o direito comparado se consolidou na agenda de todos aqueles que praticam e lecionam o Processo Civil ou o Direito Processual em geral.

No mundo atual, em que notamos rápido desenvolvimento tecnológico, uma economia cada vez mais globalizada e uma dependência cada vez maior do direito internacional e de mecanismos de cooperação inter-jurisdicional, o estudo de outros sistemas jurídicos assumiu um papel de grande relevância, não só porque nos ajuda a compreender melhor nosso próprio ordenamento, mas também porque, ao mesmo tempo, oferece soluções para questões jurídicas e problemas práticos que se tornam, dia após dia, mais comuns e globais.

A Civil Procedure Review pretende promover o estudo e a discussão de diversas questões no âmbito do Processo Civil a partir de uma perspectiva comparada, criando uma grande base de dados mundial em matéria de Direito Processual. Assim, desejamos proporcionar um centro para o qual as ideias convergem e do qual se propagam e se divulgam.

A escolha pelo meio eletrônico de publicação, tão importante no mundo moderno, visa a ampliar a disseminação e divulgação das ideias, e tornar o acesso ao conteúdo da revista mais abrangente e democrático para a comunidade acadêmica. Com a utilização dos benefícios de uma publicação on-line, queremos ofertar ao público um meio rápido, barato e acessível para a publicação de escritos acadêmicos de qualidade. Isto é especialmente relevante para os países em que as bibliotecas lutam para conseguir manter as assinaturas anuais das revistas e jornais especializados no formato escrito, sabidamente custosas.

A publicação on-line, portanto, permite-nos alcançar um publico maior, que talvez não tivesse acesso ao material aqui publicado de outra maneira. Aceitamos contribuição de todas as partes do mundo. Faça parte deste projeto! Seus comentários e sugestões sobre o site também são bem-vindos. Por favor, mande-nos um e-mail para: editor@civilprocedurereview.com

Periodicidade
Quadrimestral.

Processo de avaliação por pares
todos os textos são avaliados por dois revisores ad hoc selecionados pelos editores da revista, que tenham expertise na área do artigo sob apreciação.

Política de acesso aberto
A Civil Procedure Review é disponibilizada de forma aberta e gratuita, buscando difundir internacionalmente o conhecimento sobre os diferentes sistemas processuais.

Histórico da revista
A Civil Procedure Review publicou o seu primeiro número (Issue N. 1/2010) em junho de 2010. Desde então já foram publicados 36 números em 12 volumes (entre 2010 e 2021), inclusos dois números especiais, em 2012 (Relatórios da América do Sul para o Congresso Mundial da AIDP 2011) e 2013 (Congresso Argentina-Brasil de Direito Comparado). A Revista se consolida, cada vez mais, como um dos mais importantes espaços para divulgação de ideias jurídicas sobre o Direito Processual. A sua cada vez mais intensa internacionalização tem também contribuído para a presença de artigos de muitos autores estrangeiros que tem optado por divulgar junto à Civil Procedure Review as suas pesquisas acadêmicas.

Indexadores da Revista
ISI, Google Scholar

Política de verificação de plágio
Os avaliadores devem apreciar eventual ocorrência de plágio ao julgarem o artigo submetido para publicação.