O processo estrutural no âmbito do sistema interamericano

Reflexões a partir do caso Cuscul Pivaral e outros vs. Guatemala

Autores

  • Cesar Henrique Kluge Catholic Universitity of Brasília
  • Edilson Vitorelli Presbyterian Mackenzie University

Palavras-chave:

Processo Internacional de Proteção dos Direitos Humanos, Sistema Interamericano, Processo Interamericano, Processo Estrutural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a receptividade do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos, em sua esfera jurisdicional, ao processo estrutural. Inicialmente, serão feitas breves considerações sobre o Sistema Interamericano e o respectivo processo contencioso de análise de violações de direitos humanos, destacando-se as diferentes etapas percorridas perante a Comissão e Corte Interamericana. Logo em seguida, realizar-se-á uma apresentação da tramitação do Caso Cuscul Pivaral y otros vs. Guatemala, que culminou com a sentença condenatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Na sequência, após o exame da origem, conceito e características do processo estrutural, buscar-se-á demonstrar a semelhança do processo estrutural com o processo interamericano analisado, podendo a sentença condenatória proferida em face do Estado da Guatemala ser considerada uma decisão estrutural. A metodologia utilizada foi o estudo do caso Cuscul Pivaral y otros vs. Guatemala, cuja escolha ocorreu por se tratar da primeira oportunidade em que o Tribunal Interamericano se pronunciou sobre a violação ao princípio da vedação ao retrocesso social, com fundamento no art. 26 da Convenção Americana de Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Henrique Kluge, Catholic Universitity of Brasília

Attending a Master of Law at the Catholic Universitity of Brasília. Federal Labour Prosecutor.

Edilson Vitorelli, Presbyterian Mackenzie University

Professor at Presbyterian Mackenzie University, Brazil. Federal Prosecutor.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

KLUGE, C. H.; VITORELLI, E. O processo estrutural no âmbito do sistema interamericano: Reflexões a partir do caso Cuscul Pivaral e outros vs. Guatemala. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 40–68, 2021. Disponível em: https://civilprocedurereview.com/revista/article/view/230. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos