Algumas linhas críticas sobre o novo Código de Processo Civil de 2015

Autores

  • Thiago Aguiar de Pádua

Palavras-chave:

2015, CPC Brasileiro, Inconstitucionalidade

Resumo

O presente ensaio busca realizar uma crítica ao Novo Código de Processo Civil de 2015, sob as perspectivas crítico-reflexivas. Numa perspectiva crítica inicial, metaforicamente a partir da “casa de máquinas do CPC de 2015”, o início da constatação do déficit democrático do CPC, e também a partir da narrativa rodrigueana de “Bonitinha, mas ordinária”, invocamos o personagem “Cadelão”, num sentido de suprimento artificial de vontades, e comparativamente, através desta observação, no quadro reformado, o Supremo Tribunal passaria a ser uma espécie de “Cadelão” do Direito Constitucional (constitucionalizado e constitucionalizante), e o “novo” CPC de 2015 passaria a ser o “Cadelão” do Ordenamento Jurídico. Demais disso, um olhar detido sobre a tramitação legislativa do “novo” CPC nos traz algumas revelações: muito embora afirme-se que o “novo” CPC de 2015 seja um monumento democrático, em realidade, ele padece de alto déficit democrático, bem como constatou-se a sua inconstitucionalidade formal em razão de ter sido alterado em uma das duas casas legislativas e não ter retornado para a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Aguiar de Pádua

Ph.D. candidate and LL.M at the University Center of Brasília (UNICEUB), Brazil. Resercher at the Brazilian Center for Constitutional Studies.

Downloads

Publicado

2016-04-10

Como Citar

PÁDUA, T. A. de. Algumas linhas críticas sobre o novo Código de Processo Civil de 2015. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 100–164, 2016. Disponível em: https://civilprocedurereview.com/revista/article/view/119. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos