O regime jurídico das provas digitais no Direito brasileiro

Autores

  • João Paulo Lordelo Guimarães Tavares

Palavras-chave:

Direito probatório, Provas digitais, Marco Civil da Internet, Provedores de conexão, Provedores de aplicações de internet

Resumo

O presente artigo tem por objetivo descrever o panorama geral da disciplina das provas digitais no Direito brasileiro. Inicialmente, são explicados os conceitos fundamentais para a compreensão do tema, relativos ao funcionamento das tecnologias de conexão à internet e acesso às aplicações disponíveis. Essa explicação envolve, entre outros, conceitos disciplinados pelo Marco Civil da Internet (Lei n. 12.965/2014), a exemplo do endereço de protocolo de internet (endereço IP), provedores de conexão e de acesso a aplicações de internet. Em seguida, é descrito o regime processual estabelecido pela mencionada lei, para então ser proposta uma metodologia básica de identificação de usuários a partir da coleta de dados de conexão ou acesso. Também são estabelecidas distinções processuais relevantes, em especial entre as medidas de busca e apreensão virtual e de interceptação de fluxo de dados. Ao final, são feitas considerações acerca da cadeia de custódia da prova, perícia e hashing, bem como da preservação de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Lordelo Guimarães Tavares

PhD in Law (Federal University of Bahia). Federal Prosecutor, Brazil.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

TAVARES, J. P. L. G. O regime jurídico das provas digitais no Direito brasileiro. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 99–114, 2020. Disponível em: https://civilprocedurereview.com/revista/article/view/217. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos