Repensando o Valor da Causa: bases para uma nova sistematização

Autores

Palavras-chave:

valor da causa, valor inestimável, precedentes, tipos de causas, aferição

Resumo

No presente artigo, o autor analisa a doutrina sobre o conceito de valor da causa e as suas formas de aferição. Defendendo a existência de causas de valor inestimável, as quais seriam ignoradas por razões históricas, o autor sustenta que a classificação das “causas” às quais se atribui um valor precisa ser aprimorada e, por consequência, também precisam ser aprimorados os meios propostos pela doutrina para atribuir um valor à causa, especialmente diante da nova geração de direitos e dos precedentes judiciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Thofehrn Lessa, UFRGS

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2020). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Professor convidado em cursos de especialização. Moderador do Grupo de Estudos em Direito Processual Civil da ESA/RS. Membro do Grupo de Pesquisas "Processo Civil e Estado Constitucional" - UFRGS, coordenado pelo Prof. Dr. Daniel Mitidiero. Parecerista da Revista Res Severa Verum Gaudium (UFRGS). Conselheiro Subsecional da OAB/RS de São Lourenço do Sul – RS. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual Civil (IBDP). Autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas. Advogado, com forte atuação no contencioso cível estratégico.

Publicado

2024-05-08

Como Citar

THOFEHRN LESSA, G. Repensando o Valor da Causa: bases para uma nova sistematização. Civil Procedure Review, [S. l.], v. 14, n. 3, 2024. Disponível em: https://civilprocedurereview.com/revista/article/view/288. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos