Sistemas de repartição federativa de competências jurisdicionais: subsidiariedade, igualdade e inexistência de hierarquia entre entes federados.
O federalismo e o Judiciário brasileiro
Palavras-chave:
federalismo cooperativo; transfederalismo; Judiciário; repartição de competência jurisdicionalResumo
Trata-se de ensaio que visa analisar o federalismo brasileiro na óptica do Poder Judiciário, de forma a identificar que um federalismo cooperativo (e transfederal) deve assegurar a repartição horizontal e vertical de competências na esfera jurisdicional, bem como atuações transversais e cooperativas entre órgãos integrantes de esferas jurisdicionais (ou não) federativas diversas, sempre de forma simétrica, e com atenção ao princípio da subsidiariedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.